nn
Posts recentes

Você conhece o Cranberry?

Por Ana Cecília Araújo
Fotos: Divulgação

O Cranberry é uma frutinha vermelha muito comum nos Estados Unidos e que atualmente vem fazendo sucesso entre brasileiros. No Brasil, ele é mais conhecido em forma suco e é comercializado em supermercados. Pois bem, o que muitos não sabem é que o Cranberry ajuda na prevenção e tratamento de infecções do trato urinário seja na bexiga, próstata, sistema coletor (ureter) ou rins, além de possuir muitos outros benefícios.

COMO AGE O CRANBERRY?

Esse pequeno fruto possui ação antibacteriana, apresentando efeitos benéficos na prevenção de infecções urinárias, como acabamos de falar. Isso ocorre porque essa fruta é rica em proantocianidina, uma substância 20 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias na mucosa da bexiga. Ou seja, o uso cotidiano do Cranberry ajuda principalmente pessoas que sofrem de cistites de repetição e mulheres que sofrem com infecções urinárias durante o período menstrual.

Um sintoma clássico da infecção urinária é ter vontade de urinar de instante em instante, parece que a bexiga está sempre cheia, mas não está. O problema é que as bactérias grudam na parede da bexiga gerando uma inflamação e essa inflamação irrita a bexiga causando estímulos dolorosos, dando a impressão de que a bexiga está cheia sem estar. O Cranberry age exatamente protegendo as vias urinárias ao cobrir a bexiga internamente, sendo assim a bactéria não consegue se prender e se desenvolver.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Além de prevenir e tratar as infecções do trato urinário, confira outros benefícios:

– Pouco calórica;

– Produz saciedade;

– Previne contra inúmeras doenças, como o câncer;

– Retarda o envelhecimento celular;

– Fonte de vitaminas A, C e K;

– Fonte de polifenois como o resveratrol, que protegem o coração;

– Reduze o nível de colesterol no sangue;

– Previne a gastrite e úlcera,

– Previne a placa bacteriana;

– Fonte de beta caroteno, manganês e diversos fitonutrientes;

– Oferece ao organismo um alto nível de substâncias antioxidantes.

COMO USAR

A melhor maneira de consumir o Cranberry seria em forma de cápsulas ou balinhas (gummies) por conta da concentração que é bem maior, a quantidade a ser ingerida sempre vem no rótulo da embalagem. Já o consumo do suco da fruta é necessário que você tome uma quantidade grande (cerca de 500ml) para obter a porcentagem adequada de Cranberry que deve ser ingerida por dia. Ah! E não esqueça de sempre beber muita água. Água é vida!

Confira algumas marcas:

450  450-5  450-3 450-2450-6450-4

CURIOSIDADES

O Cranberry é consumido há muitos anos e é comum em regiões frias e úmidas. Seus principais cultivadores eram os índios que habitavam a região dos Estados Unidos, e segundo relatos, eles consumiam a pequena fruta justamente para tratar infecções urinárias. O Cranberry se assemelha a uma cereja e a planta que dá origem ao fruto parece com um pé de morango. Floresce apenas uma vez ao ano, mas é altamente produtiva podendo dar frutos por até 100 anos.

ONDE COMPRAR

Se você estiver em Miami, pode achar esses produtos nas farmácias Walgreens e CVS, e também nos locais listados abaixo.

The Vitamin Shoppe
1101 5th Street
Fifth & Alton, Miami Beach, FL, Estados Unidos
+1 305-673-6396

3301 SW 22nd Street
101, Miami, FL, Estados Unidos
+1 305-569-0525

Whole Foods Market
299 SE 3rd Ave.
Miami, FL 33131, Estados Unidos
+1 305-995-0600

1020 Alton Rd.
Miami Beach, FL 33139, Estados Unidos
+1 305-938-2800

Nutrition S’mart 
16250 NW 57th Ave.
Miami Lakes, FL 33014
(786) 621-6006