nn
Posts recentes

Você sabe dirigir em Miami?

Por Sandra Prieto
Imagens: Divulgação

Se locomover em Miami-Dade County pode ser confuso e difícil para turistas recém-chegados, mas com nossa ajuda tudo ficará mais fácil. Montamos um guia simples para as noções básicas de como se locomover por aqui.

Miami tem um sistema bem simples de mapeamento de endereços, sendo um dos mais completos da região Sudeste dos Estados Unidos. O importante é entender a lógica do sistema de mapeamento, pois caso o GPS não funcione, você não ficará perdido. Vamos lá!

– As AVENIDAS cortam a cidade de norte a sul
– AS RUAS cortam a cidade de leste a oeste

Ou seja, a cidade é em dividida em QUADRANTES:

– NORTE (NORTH – “N”)
– SUL (SOUTH – “S”)
– LESTE (EAST – “E”)
– OESTE (WEST – “W”)

Levando também em consideração as coordenadas:

– NORDESTE (NORTHEAST – “NE”)
– NOROESTE (NORTHEWEST – “NW”)
– SUDESTE (SOUTHEAST – “SE”)
– SUDOESTE (SOUTHWEST – “SW”)

A MIAMI AVENUE é o EIXO Y do mapa, dividindo a cidade em leste e oeste, então, olhando o mapa todas as ruas e avenidas que estiverem do lado direito serão consideradas leste (E), e todas as ruas e avenidas que estiverem do lado esquerdo consequentemente serão consideradas oeste (W).

A FLAGGER STREET é o EIXO X do mapa, dividindo a cidade em norte e sul, então, olhando o mapa todas as ruas e avenidas que estiverem abaixo serão consideradas sul (S), e todas as ruas e avenidas que estiverem acima consequentemente serão consideradas norte (N).

O que complica um pouco este mapeamento é que essa forma estrutural foi iniciada na área de Downtown Miami, e depois de algum tempo aplicada para o resto da Grande Miami. Por esse motivo, o ponto onde as ruas começam a contar é na interseção da Flagger Street com a Miami Avenue. Confira no mapa:

Screen Shot 2015-10-13 at 3.16.12 PM

MIAMI BEACH

Em Miami Beach, diferentemente do resto da cidade, as ruas e avenidas estão alinhados de acordo com o mapeamento do continente, têm sua própria numeração e as avenidas tem nomes no lugar de números (como por exemplo a Collins Avenue, que corta a ilha de norte a sul). É super fácil transitar em por lá, basta dar uma rápida olhada no mapa. Veja:

IMG_7473 IMG_7474

US1

A US1 é uma rodovia federal, também chamada de highway, que corta a costa leste dos EUA de norte a sul. Ela liga a maioria das grandes cidades, incluindo Miami, Washington DC, Baltimore, Filadélfia, Nova York e Boston. É considerada uma das principais estradas de Miami e não se encaixa nas regras do mapeamento, cortando a cidade de forma assimétrica.

Ela também possui 3 diferentes nomes:  é conhecida localmente como Biscayne Boulevard (na parte norte da Grande Miami), é conhecida como Brickell Avenue (na área da Brickell) e conhecida como South Dixie Highway (na zona sul de Miami-Dade).

ONDE ESTACIONAR

Algo extremamente importante para quem quer dirigir em Miami é entender as regras de onde pode ou não estacionar. Muitas pessoas têm os seus carros rebocados, o que além de ser uma dor de cabeça, pode sair muito caro. O ideal é parar o carro nos milhares de estacionamentos espalhados pela cidade.

A regra número é: LER AS PLACAS! Faça sempre o que as placas dizem para não receber multa ou ter o carro rebocado. Especialmente em Miami Beach, pois a incidência de reboque em South Beach é tão grande que já existe um programa de TV sobre este assunto.

Se não houver placas e outras pessoas estão estacionando, você pode ter encontrado uma rua em Miami onde é permitido estacionar gratuitamente. Mas, ATENÇÃO! Como são poucas áreas gratuitas, pode haver alguma estação de pagamento na área. Se há um parquimetro, pague pelo tempo que você imagina que estará estacionado e lembre de adicionar mais crédito caso necessário.

Se não há nenhuma máquina para pagar no local, procure se há placas que indicam como pagar com um aplicativo. Miami já implantou este tipo de sistema, os aplicativos são bastante fáceis de usar. Confira os mais usados:

Unknown

Aplicativo: Pay by Phone

Site: paybyphone.com

 

unnamed

Aplicativo: Parkmobile

Site: us.parkmobile.com

 

Fique atento também a hidrantes e áreas restritas para deficientes físicos além de vagas exclusivas para polícia e carga e descarga. Estacionar nestes locais é proibido e o reboque com certeza vai aparecer por aí!

E caso você nao queria dirigir por aqui, indicamos o UBER. Baixe o aplicativo, que por sinal também é super fácil de usar, e pronto! Sempre que precisar, um carro próximo a você irá te atender.