nn
Posts recentes

Antitranspirantes X Desodorantes

Por Ana Cecília Araújo
Fotos: Divulgação

É através do suor que as glândulas sudoríparas mantêm a temperatura do nosso corpo estável. O suor é uma excreção composta principalmente por água e pode liberar odores nada agradáveis. Com a intenção de disfarçar esses odores, a indústria cosmética criou diversos desodorantes e antitranspirantes. Mas, diante de tantas opções, qual é a melhor?

Desodorantes e antitranspirantes não são a mesma coisa. Esses dois compostos químicos são produtos de higiene pessoal que funcionam de maneira diferente quando são aplicados na pele. Grande parte dos antitranspirantes funciona também como desodorante, porém os desodorantes não atuam como antitranspirante.

Os desodorantes são usados para combater o odor das axilas. Eles são feitos com ingredientes antimicrobianos, que inibem o crescimento de bactérias responsáveis pela fermentação do suor e do mau cheiro, e quando essas bactérias são eliminadas, o mau cheiro também é eliminado.

Já o antitranspirante age de duas maneiras no corpo: controla a transpiração nas axilas inibindo a produção de suor e também elimina as bactérias que causam o odor através de ingredientes antimicrobianos.

diferencas-desodorantes-antitranspirantes-86536677

Esses dois produtos podem causar danos à nossa saúde. No caso do desodorante, o problema é que geralmente contém álcool, substância que pode levar ao ressecamento da pele, causando irritação e até mesmo lesões em pessoas mais sensíveis. E no caso do antitranspirante, o problema é bem maior. Ele é considerado muito perigoso por causa da grande quantidade de cloreto de alumínio presente em sua fórmula. O uso contínuo e prolongado desse produto pode levar ao acúmulo do alumínio nos tecidos humanos, gerando graves consequências.

Veja alguns malefícios causados pelo acúmulo de alumínio em nosso corpo:

  • Afeta a memória;
  • Perda de concentração e de atenção;
  • Afeta os ossos;
  • Desregulação do sistema reprodutor;
  • Causa dermatite (coceira e irritação na pele);
  • Pode causar falência renal.

Atenção! O uso exagerado do alumínio encontrado nos antitranspirantes pode estar relacionado com o aparecimento do câncer de mama em mulheres cada vez mais jovens, em alguns casos inclusive com a identificação de alumínio em tecidos cancerosos retirados das mamas.

Por esses motivos, em países como Europa e EUA, existem muitos produtos lançados atualmente no mercado que já possuem fórmulas sem alumínio. Nas embalagens você encontrará a especificação: “aluminum-free” ou “no aluminum”.

Confira alguns desses produtos:

96578   TOM-61125-1    81L4SDA47WL._SY355_  nivea-pure-natural-action-lotus-deodorant-43-g-15721202 450

 

DICA TOP

O leite de magnésia é um excelente substituto para desodorantes e antitranspirantes. Ele é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que estão presentes no suor, responsáveis pelo mau cheiro da transpiração das axilas, sendo um desodorante natural, simples, barato e muito eficiente.

Mi_12260319._milk-of-magnesia-roll-on-deodorant-from-the

Mas, se você não gosta da ideia de usar um produto de formato líquido, a People’s Pharmacy desenvolveu um desodorante de leite de magnésia em formato roll-on. Legal, né? Você encontra em 3 versões: fragrâncias floral e herbal, além da versão sem fragrância. Para comprar, clique aqui!

– 

ONDE COMPRAR

Se você estiver em Miami, pode achar esses produtos nas farmácias Walgreens e CVS, e também nos locais listados abaixo.

The Vitamin Shoppe
1101 5th Street
Fifth & Alton, Miami Beach, FL, Estados Unidos
+1 305-673-6396

3301 SW 22nd Street
101, Miami, FL, Estados Unidos
+1 305-569-0525

Whole Foods Market
299 SE 3rd Ave.
Miami, FL 33131, Estados Unidos
+1 305-995-0600

1020 Alton Rd.
Miami Beach, FL 33139, Estados Unidos
+1 305-938-2800

Nutrition S’mart 
16250 NW 57th Ave.
Miami Lakes, FL 33014
(786) 621-6006