Little Havana – Um bairro cubano vibrante
Por Letícia Tararam
Fotos: Divulgação
A cultura hispânica permeia em tudo de Little Havana, são murais coloridos, monumentos aos heróis do passado e do presente, homens idosos jogando dominó, tudo isso misturado ao aroma de café cubano sempre presente no local. Essas cenas da vida quotidiana também se juntam a um cenário de música pulsante tradicional cubana e afro-cubana, as lojas e galerias de arte únicas e pitorescas, além de restaurantes típicos cubanos.
Para conhecer Little Havana alguns locais e eventos são indispensáveis, então resolvemos falar um pouco de cada um deles.
Calle Ocho
A Calle Ocho, ou Rua 8, é a capital não oficial da comunidade cubana de Miami. Conhecida por suas comidas e restaurantes, janelas de café cubano (ou ventanitas), tabacaria, música e atividades culturais, a Calle Ocho é a veia principal de Little Havana.
A rua animada, a oeste da Brickell Avenue e Downtown, hospeda vários festivais e feiras de arte o ano todo, mas todos os dias ela conta com a agitação das atividades locais e dos turistas que exploram o bairro autêntico. Na Calle Ocho, há o predomínio de sons, cheiros e sabores de um dos bairros multiculturais mais movimentados de Miami.
Domino Park
O Maximo Gomez Domino Park é um marco da Calle Ocho, e está sempre cheio de jogadores de dominó do bairro – geralmente homens mais velhos que dominam o jogo ao longo de anos de prática.
Nomeado em homenagem ao famoso soldado Maximo Gomez, que lutou pela independência de Cuba da Espanha, o Domino Park fica na esquina da Calle Ocho com a 15th Avenue. O local é rodeado por lojas e restaurantes. O parque tem entrada franca e fica aberto ao público durante o dia, e certamente você encontrará uma forte atividade de jogo de dominó a qualquer hora do dia.
Tower Theater
Outro marco na Calle Ocho, o Tower Theatre, fica ao lado Domino Park. Construído originalmente em 1926, esse marco histórico e cultural teve muitas finalidades. Antigamente, o local era um cinema. Nos anos 50 e 60, tornou-se uma casa de shows e passou a entreter centenas de cubanos que fugiam de suas casas com shows que pareciam familiares em um país desconhecido.
Em 2002, foi completamente reformado e reaberto como parte do Departamento de Assuntos Culturais do Miami Dade College. Agora, exibe regularmente filmes estrangeiros independentes e premiados em inglês e espanhol.
Programação: clique aqui!
Cuban Memorial Boulevard
Uma avenida, que se estende até a Calle Ocho, repleta de imagens icônicas da história cubana. O Memorial contém vários monumentos, incluindo as estátuas dos heróis Jose Martí e Antonio Maceo, além de uma chama memorial em homenagem aos soldados da Invasão da Baía dos Porcos.
A chama fica sempre acesa simbolizando os sacrifícios das forças cubano-americanas da Baía dos Porcos feitos pelo seu país de origem. O Cuban Memorial Boulevard fica lotado todos os anos no dia 20 de maio, data em que Cuba ganhou sua independência da Espanha, em 1902.
Restaurantes e Ventanitas
A Calle Ocho é mais famosa por seus restaurantes. Embora a região tenha domínio cubano, você pode encontrar culinária de renome de diversas culturas.
O Versailles Restaurant, na 36th Avenue vangloria-se por ser o “mais famoso restaurante cubano do mundo”. Ele serve comida cubana caseira e tem uma padaria com inúmeros doces e bolos. Porém, é sua a janela do café que faz o maior sucesso. A ventanita, que significa “janelinha”, serve café cubano, charutos, doces, jornais de língua espanhola e salgadinhos. É um ponto de parada comum dos candidatos à presidência que tentam conquistar o voto cubano-americano.
Mais ao leste fica o El Pub, com sua própria ventanita famosa de frente ao Domino Park e também serve comida cubana.
O Hy Vong fica do outro lado da rua do Versailles, em um shopping center discreto, mas é conhecido como a culinária vietnamita mais autêntica do sul da Flórida.
O Sr. Yum Asian Cuisine, na 19th Avenue, serve rolos de sushi típicos de Miami, como o aperitivo Calle Ocho Tuna de tartar de atum e abacate com pedaços de wonton.
Na Casa Juancho, na 24th Avenue, você encontrará as clássicas tapas espanholas em um ambiente inspirado em Don Quixote.
Se você quiser a clássica comida mexicana caseira, vá à Taqueria El Mexicano.
Você é fã de doces? Após o jantar, vá à Azucar Ice Cream Company para saborear uma sobremesa de sorvete caseiro cubano com sabores como Café con Leche, Platano Maduro e Caramel Flan; todas as sobremesa cubanas favoritas transformadas em sabores de sorvete.
Fábrica de Charutos El Credito
Na esquina da 11th Avenue com a Calle Ocho está a El Credito Cigar Factory, uma típica fábrica de charutos cubanos, onde cubanos habilidosos enrolam os charutos manualmente, muitos deles são enroladores de várias gerações que que herdaram o negócio da família.
Há também um salão de charutos, onde os apaixonados por charuto desfrutam do tão aclamado La Gloria da El Credito, um charuto conhecido por seu sabor ousado e toque autêntico. Você também encontrará outras marcas populares sob o teto do El Credito, como Romeo y Julieta.
Viernes Culturales
Viernes Culturales é um festival de arte e cultura gratuito que acontece na Calle Ocho entre a 14th Avenue e a 17th Avenue, na ultima sexta-feira de cada mês. O evento mensal faz um enorme sucesso, pois é uma mistura da nova e da antiga cultura cubana.
Ele atrai um público diversificado de moradores cubanos, visitantes, jovens apreciadores da arte e quem quer sair e se divertir. A noite tem atividades e entretenimento como dança, dominó, galerias de arte, café cubano, rolos de charutos e mojitos. Muitas lojas ficam abertas até tarde e vários restaurantes oferecem pratos especiais no cardápio. Com atividades e entretenimento que variam de aulas de tango a artistas de rua e música ao vivo, com certeza você encontrará algo interessante e divertido em Viernes Culturales.
Carnaval Miami na Calle Ocho
O Carnaval Miami na Calle Ocho é um festival cultural anual enorme, sempre com grandes astros da música latina. O festival é organizado pela fundação Kiwanis of Little Havana. Nos últimos anos, o evento já teve shows de Pitbull, Willy Chirino, Hansel y Raul, entre outros artistas.
O festival se estende por um trecho de três quilômetros da Calle Ocho, do sudoeste da 27th Avenue ao sudoeste 8th Avenue, com música, dança e diversão de um lado do quarteirão ao outro. Uma mostra vibrante do orgulho hispânico, o Carnaval Miami na Calle Ocho cresce a cada ano. Ele tornou-se o reflexo de mudanças na paisagem de Miami, um caldeirão que mistura todas as culturas latino-americanas. Em 2016 o evento aconteceu no dia 13 de março, o próximo será em 2017 com data ainda não definida.