nn
Posts recentes

Miami – A “capital das Américas”

Por Sandra Prieto
Fotos: Divulgação

¿Hablas Español? Você já se perguntou porque escutamos tanto espanhol por aqui? É simples: Miami é a capital mundial dos latinos e também é chamada de “Capital das Américas”. Essa mistura latina faz com a cidade seja mais etnicamente diversa do que qualquer cidade latino-americana.

Algumas áreas de Miami, como Hialeah e Hialeah Gardens, estão incluídas na lista das áreas norte-americanas onde o espanhol é falado como primeira língua por 90% da população. Como isso aconteceu? Muitos dos latinos chegaram por aqui como refugiados políticos. Cubanos fugindo de Fidel Castro desde o começo dos anos 60; venezuelanos fugindo da situação política atual; brasileiros e argentinos fugindo dos problemas econômicos; mexicanos, guatemaltecos e centro-americanos procurando trabalho.

cubanos-protesta-miami--644x362 passeata em miami 12

O crescimento dos negócios latino-americanos em Miami serviu como alavanca a economia local, já que Miami é a base norte-americana de muitas empresas latinas. Como exemplos temos a companhia de aviação Lan Chile; a Televisa, um conglomerado mexicano de TV; a Telemundo, uma das maiores emissoras de TV em espanhol na América; assim como a MTV Networks Latin American e o braço latino da Universal Music Group. Por aqui, acontece o anual Billboard Latin Music Conference & Awards e muitos outros eventos de igual importância.

latin-awards-marc-anthony-award-show-2014-billboard-400 Enrique+Iglesias+Enrique+Iglesias+Pitbull+l4kuRuVnR9el
Marc Anthony                                                          Enrique Iglesias

Os cubanos exercem uma forte influência na política local e internacional em Miami. Grupos de exilados conservadores geralmente são caracterizados como extremos e muitos se recusam a visitar Cuba enquanto a família Castro permanecer no poder. Uma nova geração de cubanos já nascidos e criados aqui esta mais aberta a ver os dois lados da questão cubana.

Apesar de muitas das sutilezas locais não serem notadas pelos visitantes, uma coisa é obvia: aqui a influência latina esta por toda parte. Seja na culinária, na música ou em muitos os cantos da cidade onde se pode escutar conversas em espanhol. Você pode visitar Little Havana ou simplesmente degustar um mojito gelado na beira da piscina do hotel!

Não tem como não se deixar levar pela energia latino-americana!

 

Leave a comment