nn
Posts recentes

Furacões – O que você precisa saber

Por Sandra Prieto
Foto: Divulgação

Dia 1 de junho começa a temporada de furacões por aqui. Quando me mudei para Miami, nem tinha ideia do que era exatamente um furacão e como ele se formava ou afetava a rotina diária da cidade. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o este tema que assusta mais do que o necessário.

A temporada de furacões da costa leste dos Estados Unidos acontece todos os anos de junho a novembro. O pico ocorre no final do verão, entre final de agosto e meados de setembro, quando a temperatura da superfície do mar esta mais quente do que a temperatura do ar.

No entanto, a primeira tempestade de 2017, nomeada de Arlene, se desenvolveu quase dois meses antes do início oficial da temporada, tornando-se a primeira da pré-temporada de ciclones tropicais ou subtropical. Este ano a previsão é de que a estação será mais ativa do que a média histórica quanto a o número de tempestades e furacões, conforme o mais recente prognóstico do departamento de meteorologia. Podemos esperar um total de 14 tempestades que serão nomeadas (por alcançar uma determinada intensidade); 7 furacões de menor porte e e 3 furacões de maior intensidade.

CURIOSIDADES

Os furacões, também conhecidos como ciclones tropicais, podem produzir ventos fortes, ondas extremamente grandes, tornados (que não se parecem aos tornados assustadores que vemos nas notícias e que acontecem no centro dos Estados Unidos), chuvas torrenciais (que podem causar inundações), além de tempestades nas zonas costeiras. Eles se desenvolvem ao longo de grandes áreas de água quente, e perdem a sua força quando entram em terra firme. Essa é uma das razões das quais as áreas perto do mar são significativamente danificadas, enquanto regiões situadas no interior das cidades costeiras são relativamente seguras em relação aos ventos fortes. No entanto, as fortes chuvas podem causar grandes inundações a mais de 40 km para o interior em planícies costeiras e com pouca inclinação. A cidade de Miami possui um sistema de bombeamento de água em seus canais, ao se aproximar um furacão, são acionadas as bombas dias antes para que o nível das águas esteja baixo o suficiente para receber toda a água que acompanha a tempestade, evitando assim as inundações indesejadas.

Os meteorologistas nomeiam as tempestades tropicais quando ventos atingem a velocidade igual ou superior a 63 km por hora. Em média, 10,1 tempestades ocorrem a cada temporada, com uma média de 5,9 furacões e 2,5 tornando-se grandes furacões (categoria 3 ou superior). Durante a temporada de furacões, o Centro Nacional de Furacões emite rotineiramente o Tropical Weather Outlook, que identifica áreas de preocupação dentro dos trópicos que podem se transformar em ciclones tropicais. Por esta razão, estando em Miami durante este período, é muito importante assistir o canal Weather Channel e verificar se existe alguma possibilidade de mau tempo. Ou se preferir pode acompanhar pelo site do National Huricane Center. O Centro Nacional de Furacões, localizado no campus da Universidade Internacional da Flórida, em Miami, tem a missão de salvar vidas, reduzir danos a propriedades, emitindo os melhores indicadores, avisos, previsões e análises de clima tropical perigoso, aumentando assim a compreensão desses perigos.

Contamos com uma tecnologia muito avançada e profissionais equipados com as melhores ferramentas disponíveis no mundo, por isso, não precisa se assustar, tudo aqui e muito seguro e os avisos indicam o que fazer em caso de tempestade. Morando aqui quase 20 anos, nunca passei por nenhuma situação de perigo. Pode curtir sua viagem sem preocupação!

Leave a comment